Porquê descobrir a melhor versão?

Pensar na melhor versão de algo (alguém) é pensar no resultado de um processo de transformação.

Existem diversas lendas associadas às borboletas, por exemplo na Grécia Antiga, a palavra para borboleta é “psyche”, que também significa alma. Em muitas culturas, dada a metamorfose impressionante que as borboletas experimentam, desde a lagarta até o casulo, e depois emergindo como uma borboleta, são consideradas como símbolos de transformação, renovação e ressurreição.

A história de como a lagarta se transforma em borboleta foi desde sempre usado como uma metáfora do processo de transformação e do que nos pode levar a descobrir e experienciar em nós novas capacidades e talentos, novas formas de estar e de ser.

Mas para quem conhece o processo de metamorfose da borboleta percebe que este não é ausente de dor.

Jorge Bucay, psicoterapeuta argentino, fala-nos no crescimento: “crescer é expandir as nossas fronteiras, arriscar visitar lugares não explorados e ter a coragem de enfrentar as dificuldades que vão surgindo no caminho… “

“Se pegas num casulo de uma borboleta que ainda está em fase de crisálida, e no momento do nascimento abres a crisálida e lhe pegas delicadamente com um bisturi, e logo com muito cuidado abres uma fenda para que a borboleta que está para nascer não tenha que esforçar-se e não tenha que sofrer ao romper a crisálida… a borboleta NÃO VAI VOAR NUNCA e vai morrer ali mesmo”. Isto acontece porque “a força que a borboleta faz para romper o casulo, o bater do seu coração e a força do seu sangue, é o que inunda de sangue as suas asas e as faz expandir. Se evitas esse esforço, a
borboleta nunca expande as suas asas e nunca pode voar”.

Se evitamos a dor evitamos o prazer de nos encontrarmos com as coisas, de NOS REENCONTRAMOS.

“O que a lagarta apelida de fim do mundo, o mestre chama borboleta!” Disse Richard Bach.

Tal como uma lagarta, no final de um ciclo, se transforma em borboleta, nós podemos Descobrir a Nossa Melhor Versão após um processo de autoexploração, autocompreensão e autotransformação, focado em alcançar um estado de bem-estar, autenticidade e realização.

Nesse processo de busca do nosso voo rumo à plenitude existem diversos aspetos que podemos considerar, tais como: Autoconhecimento, Autenticidade (viver de acordo com seus valores, crenças e desejos verdadeiros), Definição de Metas e Propósito, Desenvolvimento de Habilidades e Competências, Resiliência e Bem-Estar Emocional, Relacionamentos Saudáveis, Autocompaixão e Aceitação.

Descobrir a sua melhor versão não é um destino final, mas uma jornada contínua de crescimento e autoaperfeiçoamento. Cada passo que você dá em direção a uma maior autocompreensão, autenticidade, e realização contribui para um senso mais profundo de bem-estar e propósito.

Venha Descobrir a Sua Melhor Versão!